domingo, 10 de fevereiro de 2013

Como Surgiu o Chá


Há varias lendas sobre o surgimento do chá, no entanto, a mais popular provem da China, onde o imperador Shen Nung ficou conhecido como o “Pai do Chá”. Por meio da observação ele descobriu ao acaso o processo de infusão, quando algumas folhas caíram no momento da fervura da água é produziu um agradável aroma. Para que o processo acontecesse bastava ferver a água é mistura alguns tipos de “plantas” é o resultado era uma bebida saborosa é que promovia o bem-estar. A invenção teria acontecido a alguns séculos antes da era cristã. Após a valiosa descoberta é dando continuidade aos seus experimentos, Shen escreveu diversos documentos sobre a utilização das plantas medicinais. Depois vieram os egípcios que utilizavam as ervas aromáticas na comestica, culinária é medicina. Eles já usavam plantas que são comuns no nosso dia-a-dia: cebola, coentro, cominho, papoula, tominho é alho. Os sumerios da Mesopotâmia detinham receitas consideradas preciosas pelo povo, por isso elas eram de conhecimento apenas dos sábios sacerdotes é feiticeiros, os quais as guardavam na memória é só as repassavam aos mais novos por ocasião da velhice.


O chá chegou ao Japão pelos monges budistas no século IX é foi naqueles pais que ele passou a ser introduzido na cultura é educação por meio do Chanoyu ou cerimônia do chá. Ou seja, ele incoporou-se aos meios poéticos, artísticos, filosóficos é religiosos. Inclusive, pode-se dizer que a China é o Japão colaboraram sobremaneira para a divulgação do liquido ao mundo. Já na Europa o chá chegou graças as expedições de Marco Pólo é ao português Gaspar da Cruz, mas a introdução no continente europeu se deu no inicio do século XVII, devido ao relacionamento comercial entre a Europa é o Oriente. Ate os dias atuais, o chá é altamente apreciado pelos ingleses. (Fonte:Revista T&C Amazônia)


Como surgiu o Chá das cinco.


O “Chá da Tarde ou Chá das Cinco” é um hábito que se tornou uma tradição, frequentemente associada aos Ingleses. Mas, é isso mesmo?
Diversos historiadores creditam à Anna, 7ª Duquesa de Berdford a invenção do Chá da Tarde, lá pelos idos do ano de 1840. Naquela época, o jantar era servido entre 20:30 e 21:30hs e frequentemente a Duquesa Anna ficava com fome, devido ao longo intervalo entre o almoço e o jantar. Em razão disso, ela pedia diariamente que preparassem uma pequena refeição com pães, geleias e manteiga, que era servida em segredo no seu quarto, pontualmente às 17hs.
Quando descobriram que ela pedia essa “refeição”, ela não foi criticada ou ridicularizada, e ao contrário do que se poderia imaginar, o que era um hábito da Duquesa, foi institucionalizado e adotado como o Chá da Tarde. Hoje, o Chá das Cinco é uma tradição que se espalhou principalmente por toda a Europa e também por diversos países ao redor do mundo.


Chá de maçã gelado


  • Ingredientes: 

4 pacotes de chá preto, utilizar os de saquinhos
4 xícaras de água fervente
1colher de sopa de mel
2 xícaras de suco de maçã gelado
1 unidade de limão costado em rodelas
canela a gosto 



Modo de preparo:

Coloque os saquinhos de chá num bule, cubra com a água fervente e deixe em infusão por 5 minutos.
Retire os saquinhos, acrescentar o suco de maçã e levar para gelar ou colocar cubos de gelo. 
Servir em copos altos com uma rodela de limão e uma pitada de canela em pó em cada copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário