domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pimentões


Pimentões


Classificação dos Pimentões

Nome cientifico
Capsicum annum
Familia
Solanaceae
Origem
Latino-Americana 

Características da planta:
Planta arbustiva, semiperene, mas cultivada como planta anual. Apresenta folhas de coloração verde-escura e com formato oval-lanceolado. Os frutos são do tipo baga, com formato que varia de cúbico a piramidal e se encontram, geralmente em posições pendentes.

Característica da flor
As flores são hermafroditas e localizam-s isoladamente nas axilias das folhas, sobre pendúnculos curtos. São pequenas, ao redor de 1 cm de diâmetro, e possuem pétalas brancas.

Os pimentões estão em casa aqui no Brasil. De acordo com estudiosos, desde 5000 a.C. eles já eram conhecidos na América Latina e foram as primeiras plantas cultivadas na América do Sul. Chegaram na Europa levados por Cristóvão Colombo e no século 17 podiam ser encontrados por toda a Europa Central e do Sul. Graças aos navegadores portugueses os pimentões chegaram também até a Índia, sul e sudeste asiático e hoje os pimentões participam da elaboração de vários pratos típicos de diversos países. 
Não importa a cor – no início todos são verdes, no caule eles amadurecem e ficam vermelhos e depois amarelos – , todos têm vitamina C, cálcio, fósforo e potássio, além de minerais, ácidos gordurosos e aminoácidos. Também vale lembrar que os pimentões possuem uma grande quantidade de folato, um tipo de vitamina B que é responsável pela produção e manutenção das células novas e células vermelhas do sangue, impedindo a ocorrência de algumas transformações no DNA, as quais podem levar ao aparecimento do câncer. 
Os pimentões podem ser saboreados crus, assados, grelhados ou utilizados em molhos. Na Hungria os pimentões vermelhos são secos e transformados em pó - a paprika -, utilizado em vários pratos deste país. Este tempero é encontrado nas versões doce e picante, podendo ser usado no preparo de carnes vermelhas e aves, sopas e ensopados. 
O Pimentão foi substancial a contribuição da história brasileira na dispersão, tendo uma excelente aceitação nos mercados americanos e europeus, se adapintando bem em diversas cozinhas. Os maiores produtores de pimentões são a China, Turquia, Romenia e México.
Os pimentões se desenvolvem em climas quentes e amenos, em solo rico em matéria orgânica e bem drenada, com fornecimento regular de água e com disponibilidade de cálcio. Não tolerando geada e baixa temperatura, o cultivo é feito através das sementes as mudas são produzidas em estufas e transplantadas quando tiverem entre 8 a 10 cemtimetros de altura ou com 4 a 5 folhas.


Pimentões Recheados ao Forno


Ingredientes:
2 pimentões vermelhos grandes cortados ao meio no comprimento
2 xícaras de arroz pronto
½ xícaras de cogumelos
½ xícara de corações de alcachofra
Salsa picada
Preparo:
Numa travessa misture o arroz, os cogumelos picados, os corações de alcachofra picados, a salsa e um fio de azeite, coloque dentro das metades dos pimentões.
Coloque-os numa forma, quebre um ovo por cima de cada um e leve ao forno por 20 minutos a 160graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário