segunda-feira, 11 de março de 2013

Origem do morango


O morango é o fruto de uma planta da família Rosaceae, a mesma das rosas, maçãs, pêras e cerejas. É uma planta nativa das terras temperadas da Europa, mas que hoje em dia é cultivada com sucesso em grande parte do mundo. Na era romana, era valorizado por suas propriedades terapêuticas e praticamente servia para todos os tipos de doenças. Começaram a ser cultivados no século XIII. O jardineiro de Luis XIV cultivava morangos em Versalhes. Seu cultivo passou a ser popular no século 18 e mais de 600 espécies foram desenvolvidas. Curiosamente, a parte carnosa do morango, a que comemos, não é o fruto mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnosa. Apesar de terem começado a ser cultivados pelos romanos em 200 a.C., os morangos eram raros até o fim do século XVIII, pois sua produção era difícil. O consumo popularizou-se só com o surgimento de uma nova espécie, de fácil reprodução e cultivo, na verdade um híbrido: os morangos consumidos atualmente  surgiram de um cruzamento casual entre duas espécies americanas levadas à região de Brest, na França, essas variedades foram o morango chileno (Chiloensis), nativo do Pacífico no norte e sul da América, e o Virginia, nativo do leste dos Estados Unidos. A partir do aprimoramento das técnicas de cultivo surgiram inúmeras espécies. Tecnicamente ele é uma falsa fruta. Botânicamente, aquilo que chamamos de morango não é a fruta, e sim um receptáculo dos frutos. Aqueles grãozinhos minúsculos que revestem sua superfície é que são a verdadeira fruta do gênero Fragaria. 

Você sabia que o morango amassado com mel é um bom remédio para os males dos rins?
E que sua folha em forma de chá purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético?

Fonte: http://www.portalvital.com/saude/alimentacao-saudavel/e-tempo-de-morangos

Risoto de morango com filé



Ingredientes:
300g de arroz arbóreo
200g de filé mignon
60g de manteiga
1/2 copo de vinho tinto seco
1 cebola média ralada
1 litro de caldo de carne
2 xícaras de chá de morangos inteiros
50g de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela doure a cebola na metade da manteiga. Junte o arroz, mexa bem, adicione o vinho e cozinhe por 1 minuto. Em fogo brando, junte o caldo de carne. Não pare de mexer. Quando o caldo for reduzindo, ponha mais. Corte os morangos em pequenos cubos ou rodelas finas e misture ao arroz quase cozido. Mexa bem, adicione a outra metade da manteiga. Corte os filés em tiras pequenas e finas e, paralelamente em frigideira, passe-os até que fiquem rosa no centro (você pode cortar o filé maior e fazer as tiras depois). Misture o arroz ao filé. Retire a massa do arroz do fogo quando os grãos estiverem no ponto de cozido para rígido. Junte o queijo parmesão. Enfeite o prato com folhas de rúcula e morangos inteiros.




Fonte: http://gourmetbrasilia.blogspot.com.br/2010/09/risoto-de-morango-com-file.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário