quinta-feira, 14 de março de 2013

Origem dos fungos

Fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são os principais decompositores da biosfera, quebrando os produtos orgânicos e reciclando carbono, nitrogênio e outros compostos do solo e do ar. Fungos são organismos não fotossintetizantes que crescem rapidamente e, caracteristicamente, formam filamentos chamados hifas, as quais podem ser septadas ou asseptadas.
Os cogumelos comestíveis são os corpos frutíferos de várias espécies de fungos. É rico em vitaminas do complexo B, proiteínas e antioxidantes, ajudando no nosso sistema imunológico e prevenindo doenças como Alzheimer. Apenas 10% de todos os cogumelos são comestíveis sendo eles, cultivados ou silvestres.




Escondidinho de cogumelos



Ingredientes:
Recheio:
2 bandejas de Mix de Cogumelos (Shitake, Shimeji, Paris etc)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
azeite
sal se necessário
4 colheres de sopa vinagre de arroz
4 colheres de sopa de Shoyo
Cobertura:
4 batatas grandes
2 mandioquinhas
1 colher de sopa rasa de manteiga
1/2 xícara de leite fervido
sal, pimenta e noz moscada a gosto
1 xícara de queijo muçarela ralada
Modo de fazer:
Comece descascando as batatas e mandioquinha e leve para cozinhar na panela de pressão cobertas com água e meia colher de sopa rasa de sal. Cozinhe por 5 minutos depois que a pressão da panela pegar. Enquanto isso…
Para o recheio: Lave e seque bem os cogumelos e pique-os grosseiramente. Refogue-os numa frigideira grande com o azeite, alho e cebola. Adicione o vinagre e o shoyo e deixe cozinhando um pouco. Verifique o sal e pimenta, apague o fogo e reserve. *O vinagre pode ser substituído por saquê…fica muito bom!
Para a cobertura:  Escorra e passe as batatas e mandioquinhas pelo espremedor direto numa travessa, adicione um pouco de sal, pimenta, noz moscada, a manteiga, o leite fervente e faça um purê.
Montagem: Numa travessa refratária, coloque o recheio primeiro e depois cubra com o purê. Salpique muçarela ralada por cima e leve ao forno para gratinar.

Fonte: http://paneladevo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário